Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 81% dos brasileiros adotam hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes. Dessa forma, incluir elementos de sustentabilidade nos seus projetos de design de interiores é uma forma de conquistar esse público.
Neste texto, explicaremos qual a importância de ter um projeto de interiores mais sustentável, além de listar alguns benefícios dessa prática e mostrar algumas sugestões de como fazer essa incorporação nos seus projetos.
Por que é importante integrar princípios de sustentabilidade no design de interiores?
Incorporar elementos e práticas de sustentabilidade na área de design de interiores não apenas minimiza o impacto ambiental, mas também oferece benefícios econômicos e sociais para todos. Veja a seguir:
Preserva recursos naturais
Uma das primeiras vantagens é a preservação dos recursos naturais. Ao utilizar materiais reciclados, de origem sustentável, se reduz a demanda por recursos não renováveis e diminui a quantidade de resíduos que acabam em aterros sanitários.
Melhora a eficiência energética
Projetos que incorporam iluminação de LED, sistemas de aquecimento e resfriamento eficientes e isolamento adequado, por exemplo, reduzem significativamente o consumo de energia, resultando em economia de custos ao longo prazo.
Promove o bem-estar
Espaços projetados com princípios sustentáveis costumam priorizar a iluminação natural, ventilação adequada e utilização de plantas internas, o que melhora a qualidade do ar e cria um ambiente mais agradável e produtivo para as pessoas que vivem ou transitam por aqueles locais.
Aumenta o valor de mercado da propriedade
Imóveis em que forem incorporados elementos de sustentabilidade podem ter o seu valor de mercado aumentado. Afinal, as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de ser sustentável e tendem a valorizar imóveis que se alinham a esses princípios.
Quais são os benefícios de incorporar a sustentabilidade no design de interiores?
A adoção de elementos de sustentabilidade em projetos de design de interiores podem trazer diversas vantagens. Confira algumas delas a seguir
Aumento da durabilidade
Materiais sustentáveis, como bambu e madeira certificadas, são comumente mais duráveis e requerem menos manutenção ao longo do tempo. A ideia de um design mais sustentável é justamente focar em qualidade e longevidade.
Reduz custos operacionais
Interiores sustentáveis contam com custos operacionais mais baixos por conta da maior eficiência energética e menor necessidade de manutenções. Implementar tecnologias, como painéis solares e sistema de reutilização de água podem reduzir significativamente as contas de energia e de água.
Garante responsabilidade social corporativa
Dizer que a sua casa adota práticas de design sustentável melhora a sua reputação com a sociedade, demonstrando responsabilidade social. Como resultado, caso você queira vender a sua casa ou alugá-la, ela se tornará muito mais atrativa.
Contribui para uma sociedade mais sustentável
A comunidade ao redor pode ser influenciada positivamente com adoção de design sustentável, principalmente se você incentivar a adoção de práticas sustentáveis e uso de recursos locais.
Facilita a manutenção
Os materiais usados em construções e decorações sustentáveis geralmente são mais duráveis e existem menos manutenções ao longo do tempo, o que reduzirá os custos relacionados a reparos e substituições.
Como incorporar a sustentabilidade no design de interiores?
Agora que você já sabe a importância e quais os benefícios de investir em sustentabilidade no design de interiores, confira dicas de como aplicar essa estratégia na prática:
Escolha de materiais sustentáveis
Invista em materiais de construção e decoração que tem um baixo impacto ambiental. Algumas sugestões:
- madeiras certificadas;
- bambu;
- cortiça;
- tintas não tóxicas;
- tecidos orgânicos.
Reutilização e reciclagem de mobiliário
Também é válido reutilizar e reciclar móveis antigos. Dessa forma, você não só evita desperdício, como mantém a sua história naquele espaço. Você também pode escolher uma vez feitos de materiais reciclados ou comprá-los de fornecedores que praticam sustentabilidade.
Implementação de tecnologias verdes
Adote tecnologias verdes, como iluminação LED, sensores de presença, termostatos inteligentes e painéis solares. Isso contribuirá para eficiência energética do local e redução das emissões de carbono.
Planejamento sustentável de espaços
A sustentabilidade deve começar antes da escolha dos móveis e sim no planejamento do espaço. Pense em como maximizar a utilização da luz natural, garantir a ventilação cruzada e projetar layouts que promovam a eficiência energética do espaço.
Está pronto para deixar os seus ambientes com uma decoração mais sustentável? Essa é uma ótima forma de trazer mais modernidade e economizar em diferentes contas da casa.
Você pode começar as mudanças lendo o artigo de como trazer mais verde para os seus espaços interiores.