O desejo de uma vida focada no essencial é uma tendência que alcançou os lares, onde a prioridade se transformou na busca por ambientes mais afetivos e funcionais.
Foi então que surgiu o estilo minimalista, onde a leveza deu lugar aos excessos na decoração. Seu objetivo na arquitetura é trazer praticidade e aconchego, sem deixar a beleza e elegância de lado.
Nesse conteúdo, você vai entender mais sobre esse conceito, suas principais características e como colocá-lo em prática. Boa leitura!
Quais são as principais características do estilo minimalista?
O termo minimalismo surgiu no século XX para se referir a determinados movimentos artísticos e culturais, com o objetivo de priorizar o uso de poucos elementos e cores para se expressar. Com o passar do tempo, o estilo minimalista chegou à arquitetura, buscando trazer ao ambiente um aspecto aconchegante, agradável e funcional.
Para alcançar esse resultado é necessário seguir atentar-se a algumas de suas características, sendo as principais:
- formas simples no design de móveis e elementos de decoração;
- poucas cores e neutras;
- destaque para repetição de linhas e formas geométricas;
- poucos ornamentos na composição do ambiente;
- design focado na funcionalidade;
- aproveitamento da luz natural;
- materiais como concreto, aço e vidro.
Por que o estilo minimalista é ideal para quem busca funcionalidade e conforto?
O uso de poucos elementos faz do estilo minimalista uma das escolhas principais para quem deseja um ambiente confortável e funcional. Isso porque a qualidade é um fator que se sobrepõe à quantidade, levando a uma seleção criteriosa daquilo que vai fazer parte de uma residência.
Dessa forma, evita móveis e objetos desnecessários ao ambiente, que se torna mais funcional. Também reduz o excesso de informação, proporcionando uma limpeza visual capaz de transmitir uma sensação de tranquilidade.
Como evitar a frieza do estilo minimalista e criar ambientes aconchegantes?
Por se tratar de um estilo que usa poucas cores e elementos, é preciso cuidado para que o minimalismo na arquitetura não deixe sua residência com um aspecto frio. Para evitar que isso aconteça, é possível utilizar alguns truques para aumentar a sensação de aconchego ao espaço.
Apesar de o uso de cores ser mais limitado nessa decoração, você pode investir em texturas. Nesse sentido, o uso de almofadas, mantas, tapetes e outros elementos ajuda a deixar o ambiente mais agradável.
Peças confeccionadas de forma artesanal também são detalhes que fazem a diferença e trazem mais vida para dentro de casa. Quadros, esculturas e vasos ajudam a contrastar com a neutralidade dos ambientes, dando um aspecto mais orgânico ao seu lar.
Materiais naturais como linho, algodão e madeira, assim como incorporar plantas, conferem um toque de naturalidade e de aconchego.
4 dicas práticas para incorporar o minimalismo no seu projeto residencial
A seguir, confira dicas indispensáveis para deixar a sua residência com o estilo minimalista que você deseja.
1. Use cores claras e neutras
As cores suaves são fundamentais para criar um espaço que remete à simplicidade. O branco é a cor mais lembrada para combinar com essa estética, agindo também como uma ótima forma para difundir a luz natural.
Outras tonalidades neutras também podem ser usadas, como o cinza, off-white, bege e, inclusive, o preto.
2. Invista em elementos com linhas retas
Na hora de escolher o mobiliário e os objetos, lembre-se de que eles vão ter grande impacto sobre o ambiente.
Por esse motivo, prefira aqueles com formas simples, com linhas retas e poucas texturas, contribuindo para criar uma sensação mais enxuta.
3. Aposte em móveis funcionais
Priorize móveis com mais de uma função, o que ajuda a reduzir a quantidade de mobiliário necessário para compor o espaço.
As dicas para trazer mais fluidez e otimizar o ambiente são os racks multiuso, sofás retráteis e puffs que também têm a função baú.
4. Valorize a iluminação natural
A iluminação natural atua no estilo minimalista realçando os detalhes, além de dar mais sensação de amplitude ao ambiente.
Assim, favoreça a entrada da luz natural com o uso de cortinas leves e transparentes, janelas grandes e até mesmo clarabóias.
Projeto de Living: Minimalismo com funcionalidade para criar espaços acolhedores
Agora que você já sabe o que é e como incorporar o estilo minimalista, que tal criar um living combinando a funcionalidade e o conforto que essa tendência da decoração tem a oferecer?
Para as paredes, escolha uma cor neutra e suave, especialmente se o objetivo é integrar ambientes. O revestimento segue nessa direção, sendo o amadeirado, tons de branco, cinza e preto ou mais indicados para compor esse estilo.
Agora que você aprendeu sobre o estilo minimalista, suas principais características e como aplicar na decoração da sua casa, coloque em prática as nossas dicas e crie um espaço aconchegante e funcional para você e sua família.
Continue a sua leitura e aproveite para conhecer os diferentes projetos de livings do TT Interiores para transformar sua casa em um ambiente elegante e acolhedor.