Já falamos sobre como explorar as cores na decoração. Nesse texto vamos abordar o poder que elas têm nos ambientes.
Muito mais do que decorar, as cores têm papel fundamental para criar uma atmosfera acolhedora e alegre, e, se aplicadas corretamente, podem até mesmo influenciar no humor.
A primeira coisa a ser definida quando falamos em cores nos ambientes é a paleta de cores, o conjunto de tons que serão utilizados no seu espaço.
Por meio da definição dela é possível fazer combinação e harmonização de cores, definir o estilo do seu projeto, e até mesmo escolher os materiais que combinam com os tons escolhidos.
A base para essa escolha leva em conta as cores primárias, secundárias e terciárias, bem como as harmonizações com as cores complementares, análogas e complementares decompostas.
Como há diferentes combinações, empresas como a Pantone e marcas de tintas, por exemplo, têm catálogos com diversas paletas para auxiliar as escolhas.
Cores nos quartos
Nos quartos, por exemplo, o ideal é ter cores neutras, já que esse é um espaço para relaxar e descansar. Cores muito fortes podem não transmitir sensação de relaxamento, o que esse ambiente merece. Opte por uma paleta com cores de azul, verde, branco, rosa ou cinza.
Salas e cozinhas
Já as salas, cozinhas e outros ambientes sociais podem ter toques de cores mais fortes, criando uma atmosfera alegre nesses espaços. Amarelo, turquesa, roxo, vermelho e outras cores podem ser exploradas, mas com atenção. Sempre indicamos escolher um tom para que o local não fique sobrecarregado visualmente.
Veja também o texto toques de cor na cozinha.
Ambientes profissionais
Nos ambientes de trabalho, as cores são bem-vindas, desde que pontuadas em equilíbrio com o restante da decoração. Se optar por móveis e objetos coloridos, pisos e paredes devem ter cores neutras, para que o local não fique cansativo.
Gostou do tema?
Acesse nossas mídias sociais e conheça mais sobre nosso trabalho.
@tt_interiores e facebook/ttinteriores